Skip to main content
SearchLoginLogin or Signup

Introdução

Introdução ao manual escolar

Published onJul 31, 2024
Introdução
·

Introdução

O grande cientista Galileu Galilei (1564-1642) escreveu que

"A Filosofia [Ciência] está escrita neste grande livro, o Universo, que está permanentemente aberto e ao alcance do nosso olhar. Mas o livro não pode ser compreendido sem antes aprendermos a linguagem e os caracteres em que está escrito. A linguagem é a Matemática, e os caracteres são triângulos, círculos e outras figuras geométricas, sem as quais é humanamente impossível compreender uma única palavra, ficando a errar em vão por um labirinto escuro.".

O pintor, desenhador, cientista, engenheiro, escultor e arquiteto Leonardo da Vinci (1452-1519) defendia a importância do estudo e do conhecimento:

Nada pode ser amado ou odiado a menos que seja primeiro conhecido. (…) Quem se apaixona pela prática sem ciência é como um marinheiro que entra num navio sem leme nem bússola e nunca sabe ao certo para onde vai.

Entre os seus desenhos mais famosos está o Homem Vitruviano (ver fig. 1), um estudo das proporções do corpo humano.

Matemática para o mundo de hoje

Fig. 1

Fig. 1 ¶ Homem Vitruviano (desenho de Leonardo da Vinci).

A Matemática é cada vez mais importante no século XXI. As exigências do mundo moderno são crescentes, obrigando a lidar com questões complexas e variadas. Por exemplo, uma notícia do semanário Expresso de 23 de fevereiro de 2024 titulava que:

“Portugueses são os segundos piores da UE em literacia financeira”
e acrescentava que
“Portugal é o segundo país da União Europeia (UE) pior classificado em literacia financeira, sobre questões como inflação e juros”.

Fig. 2

Fig. 2 ¶ Semanário Expresso de 23 de fevereiro de 2024.

As novas Aprendizagens Essenciais da disciplina de Matemática B (Matemática Aplicada às Artes Visuais) tentam responder a esta questão. Por um lado, visto que o Ensino Secundário faz hoje parte da Escolaridade Obrigatória, reconhecem que é:

“um ciclo que é parte integrante da formação geral dos jovens, [devendo] contribuir para o desenvolvimento dos alunos enquanto cidadãos ativos, conscientes, informados e interventivos.”.

Por outro constatam a:

“crescente relevância do papel da Matemática na sociedade atual, [o que] realça a importância e a necessidade de dotar os alunos de ferramentas matemáticas de análise dos processos sociais, que estão na base do exercício de uma cidadania ativa.”.

E concluem que:

“estas Aprendizagens Essenciais exploram modelos matemáticos de processos eleitorais e a análise matemática de modelos financeiros e valorizam o desenvolvimento da literacia estatística.”.

Se olharmos à nossa volta, observamos muitas manifestações da Matemática, nomeadamente da Geometria. A Geometria é referida nas novas Aprendizagens Essenciais da disciplina de Matemática B (Matemática Aplicada às Artes Visuais) como estando “de tal modo presente na natureza, que a Arte frequentemente se sustenta na Geometria para a descrever”. As novas Aprendizagens Essenciais pretendem ir “ao encontro das motivações e interesses dos alunos e também do perfil dos alunos dos Cursos de Artes Visuais”.

O exame nacional de Matemática B de 2022 apresentava uma questão à volta do tema da “calçada portuguesa” que é “uma forma de arte urbana em que os motivos geométricos são muito utilizados”. Aí era usada uma fotografia e um esquema de uma dessas calçadas portuguesas com uma composição de semicircunferências, seguida de uma pergunta sobre a área de uma parte do esquema apresentado.

Fig. 3

Fig. 3 ¶ Fotografia e esquema de uma calçada portuguesa no exame de matemática B de 2022.

As novas Aprendizagens Essenciais da disciplina de Matemática B (Matemática Aplicada às Artes Visuais) incluem ainda outros temas, nomeadamente as funções. Uma das aprendizagens essenciais sobre funções que é sugerida é:

Conduzir os alunos a interpretar e prever as alterações no gráfico de uma função f(x)+af(x) + af(x)+a e f(x+b)f(x + b)f(x+b), com a, b Ra,\ b{\ \in \mathbb{R}}a, b ∈ R a partir do gráfico de uma função f(x)f(x)f(x), e descrever o resultado com recurso à linguagem das transformações geométricas.

Este livro, gratuito e permanentemente atualizado, oferece aos estudantes e professores materiais para as Aprendizagens Essenciais da disciplina de Matemática B (Matemática Aplicada às Artes Visuais) de acordo com os documentos oficiais (Tabela 1).

Tabela 1

Tabela 1

Temas e tópicos das Aprendizagens Essenciais da disciplina de Matemática B (Matemática Aplicada às Artes Visuais)

Temas

Tópicos

Aulas (50 min)

Semanas

Modelos matemáticos para a cidadania

Modelos matemáticos nas eleições

5

4

Modelos matemáticos na partilha

5

Modelos financeiros

10

Estatística

Problema estatístico. População, amostra e variável

4

8

Dados univariados

15

Dados bivariados

10

[Trabalho de projeto]

11

Geometria Analítica no plano e no espaço

Geometria analítica no plano

15

5

Geometria analítica no espaço

10

Funções

Generalidades acerca de funções

9

6

Funções polinomiais de grau não superior a 3

8

Funções inversas

8

Modelação com funções

5

Padrões Geométricos

A matemática no património

5

5

Pavimentações e padrões

10

Isometrias, frisos e rosáceas

10

Total

28

Mais alguns exemplos

Basquetebol

A Matemática aparece nos locais mais inesperados. No filme seguinte, de título 3x3, a Matemática aparece ligada ao Desporto, neste caso o Basquetebol. Este filme foi realizado por Nuno Rocha e premiado em vários festivais, como, por exemplo, no “Shorts Shorts” na Irlanda em 2021.

Iframe 1
3x3

Paradoxo do quadrado desaparecido

Será que um quadrado pode desaparecer sem se perceber como? Parece que sim, se olharmos para a animação seguinte.

Fig. 4

By Trekky0623 at English Wikipedia - Transferred from en.wikipedia to Commons., Public Domain.

A solução está neste vídeo (mas não veja o video sem primeiro pensar numa explicação do paradoxo).

Iframe 2
Paradoxo de Curry

Outra explicação pode ser vista na Wikipedia.

Este paradoxo é atribuído a Paul Curry (1917–1986), um mágico amador, mas há referências a ele desde o século XVI.

Um paradoxo semelhante é apresentado na figura seguinte: será que 64 = 65? Parece que sim, se olharmos para a área das duas figuras acima na figura seguinte. E também parece que 64 = 63 se olharmos para a figura da esquerda e para a figura de baixo.

Fig. 5

By Yoni Toker - Sam Loyd, CC BY-SA 4.0

Este paradoxo aparece com vários nomes: paradoxo de Sam Loyd (1841–1911), de Oskar Schlömilch (1832–1901), ou do tabuleiro de xadrez. Uma explicação pode ser consultada na Wikipedia.

Arte e Matemática

O Prof. Luiz Barco, matemático e divulgador, produziu e apresentou uma série televisiva de 13 episódios sobre as relações entre a Arte e a Matemática chamado “Arte & Matemática”. Eis o episódio onde desenvolve o tema da Simetria.

Iframe 3
Arte e Matemática: Simetria

Quebra-cabeças n.º 1

Sugerimos que tente resolver o quebra-cabeças n.º 1: Quantos quadrados?

Contacto com a equipa

A equipa que está a elaborar estes manuais escolares digitais gostaria de receber comentários e sugestões dos utilizadores, professores, alunos ou outros. O contacto mais eficaz será através do endereço [email protected]

Materiais complementares

Além do programa oficial de Matemática B (Aprendizagens Essenciais) poderão ser úteis os seguintes materiais:

  1. Coletânea de tarefas das Turmas Piloto.

  2. Brochuras de apoio ao Ajustamento do Programa de 1997.

  3. Exames Nacionais de Matemática B.

Comments
0
comment
No comments here
Why not start the discussion?